Teatro

 

Tendo o Colégio D. Diogo de Sousa como preocupação a formação integral do indivíduo, torna-se missão em cada atividade e em particular do Clube de Teatro enriquecer os alunos com as competências, as capacidades básicas e os instrumentos necessários para realizarem o seu ideal pessoal, assim como transmitir um conjunto diversificado e sólido de conhecimentos gerais e específicos que lhes permitam realizar-se como seres humanos e como cidadãos úteis, responsáveis e comprometidos.

Neste sentido, pretende-se com o Clube de Teatro possibilitar aos alunos que o frequentam o enriquecimento da sua formação, nomeadamente no que diz respeito aos aspetos da expressão corporal e dramática, não esquecendo o desenvolvimento de aptidões psicossociais e de trabalho cooperativo. Importa sublinhar a relevância da atividade dramática, uma vez que permite desenvolver, em termos globais, competências de expressão plástica, musical, de comunicação e de desenvolvimento motor, bem como criar contextos favoráveis às relações grupais e de responsabilidade partilhada. As actividades dramáticas proporcionam oportunidades para alargar a experiência de vida dos alunos e desenvolver as suas capacidades de decisão e escolha.

O recurso a exercícios diversificados, no contexto dramático, permite responder a necessidades humanas de exteriorização de sensações, de sentimentos, sem o recurso obrigatório da fala, exigindo ao aluno a expressão de estados de alma e a caraterização de personagens, mediante a utilização da expressão corporal. Uma vez que antes de se exprimir por palavras, o indivíduo deverá ser capaz de utilizar a linguagem universal, a linguagem do corpo.

A criação do Clube de Teatro no Colégio, para além de assumir uma vertente lúdica, apresenta-se como uma estratégia pedagógica de enriquecimento curricular, já que as práticas dramáticas desenvolvem competências criativas, estéticas, físicas, técnicas, relacionais, culturais e cognitivas, não só ao nível dos seus saberes específicos, mas também ao nível da mobilização e sistematização de saberes oriundos de outras áreas do conhecimento.

 

Objetivos:

 

-  valorizar a dimensão artística da representação dramática;

- promover a aquisição de competências no âmbito da cidadania, fomentando a tolerância e o respeito para com o outro;

- estimular os alunos de forma a contribuir para o desenvolvimento das competências no âmbito da responsabilidade e autonomia;

- proporcionar  um espaço de aprendizagem da Língua Portuguesa através da expressão dramática;

- desenvolver atitudes de colaboração, no sentido da concretização de um objetivo comum;

- fomentar a capacidade de intervenção e de exposição em público;

- desenvolver a atenção/concentração;

- desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar as regras de participação organizada.