Natação

"Crescer com a Natação"

dos 3 aos 18 anos

 

O desenvolvimento da Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa passa sobretudo pela promoção do gosto e da prática da actividade desportiva na vertente da Natação Pura (ensino e aprendizagem das quatro técnicas e respectivas partidas e viragens), bem como a Natação de Recreação e Lazer (Natação Livre).
 
Contribuir ainda para o desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos, aumentar a autonomia e a segurança no meio aquático, cultivar e desenvolver o desportivismo e as relações interpessoais, bem como o espírito lúdico e recreativo.
 
 
Vertentes:
 
Podemos distinguir duas vertentes da Escola de Natação no projecto "Crescer com a Natação": Ensino Curricular e Ensino Extracurricular.
 
Curricular:    Representada pela disciplina de Educação Física, contempla a unidade didática de Natação para todas as turmas do Colégio (desde a Pré-Primária, Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo, Terceiro Ciclo até ao Ensino Secundário).
 
Extracurricular:    Representada pelo ensino da natação para bebés, crianças, adolescentes e adultos, assim como pela natação em horário livre (natação de recreio e lazer).

 

As turmas estão divididas por idades e por níveis de execução técnica, ingressando os alunos em turmas adequadas ao seu escalão etário, desenvolvimento psíquico, fisiológico e nível técnico.

 

O ensino-aprendizagem está sistematizado em níveis de execução técnica interligados com objectivos bem definidos.
 

O primeiro nível (Nível I) refere-se à Adaptação ao Meio Aquático e tem como principal objetivo familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição da técnica rudimentar de sobrevivência.

 
O segundo nível (Nível II), a Formação Técnica Elementar, são aulas destinadas a alunos com a adaptação ao meio aquático adquirida e a iniciação às técnicas alternadas (Crol e Costas) e saltos.
 
No terceiro nível (Nível III), Aperfeiçoamento das técnicas alternadas e iniciação à técnica de Bruços.
 
O quarto nível (Nível IV), refere-se à Formação Técnica Avançada, aperfeiçoando-se a técnica de Bruços e dá-se início à técnica de Mariposa.