Ginástica

 

" Por meio da exploração motora a criança desenvolve consciência do mundo que a rodeia e de si própria. O controlo motor possibilita à criança experiências concretas, que servirão como base para a construção de noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual."

(Rosa Neto, 2002)

 

Os benefícios que a Ginástica aplicada como treino funcional proporciona às crianças e jovens vai muito além dos benefícios físicos, desenvolvendo também as dimensões atitudinais, conceituais, possibilitando o desenvolvimento de valores, respeito mútuo entre alunos, cooperação, persistência, coragem, disciplina e espirito de sacrifício.

O que é Ginástica?

Para a grande maioria das pessoas é a modalidade na qual os atletas “voam” praticando diversas acrobacias, rodando nas barras, equilibrando-se em “vigas” de madeira, sendo necessário fazer força, muita força, para permanecerem imóveis em posições inacreditáveis.

Esse é o produto final, fruto de anos de treino árduo e intensivo. No entanto, a Ginástica não se limita ao alto nível. Muitos outros aspetos estão implícitos na prática desta modalidade, o que a torna de inegável importância na iniciação desportiva, ainda que a esmaga- dora maioria dos praticantes não atinja o alto nível.

Um dos grandes benefícios da Ginástica, e principal argumento para a sua inclusão nos programas de iniciação desportiva, é o desenvolvimento da noção de corpo e de controlo corporal, pois ela sugere a prática de diversas acções motoras, como rotações, saltos, balanços, deslocamentos e receções (Russel, 2011).

Deste modo podemos destacar algumas contribuições da atividade gímnica:

  • disposição para explorar e experimentar vários movimentos;
  • persistência para realizar movimentos cada vez mais difíceis;
  • manifestação da personalidade e da originalidade através da seleção, coordena- ção e execução dos movimentos;
  • fomenta a colaboração, cooperação na execução e segurança do outro, promo- vendo o espírito de grupo e coletividade;
  • zelo pela organização do ambiente, pela disciplina e partilha de tarefas e decisões.

www.ginasticacdds.blogspot.pt