Futebol

 

Os Jogos Desportivos Colectivos (JDC), designação que engloba, entre outros, o Futebol, ocupam um lugar importante na cultura desportiva contemporânea.

Segundo Garganta e Pinto (1995) o Futebol é inequivocamente um fenómeno de elevada magnitude no quadro da cultura desportiva contemporânea. Os mesmos autores referem que as metodologias de ensino são coisa rara e as que existem constituem matéria quase ofensiva para aqueles que insistem na ideia de que, no Futebol, já tudo está inventado.

Esta evolução passará necessariamente por uma aposta importante no entendimento e no ensino do jogo.

Devido à riqueza de situações que proporcionam, os JDC e especificamente o Futebol, constituem um meio formativo por excelência, na medida em que a sua prática, quando correctamente orientada, induz o desenvolvimento de competências em diversos planos, entre os quais se salienta o táctico-cognitivo, o técnico e o sócio-afectivo.

 

Os Objectivos Gerais da Escola de Futebol pretendem proporcionar a todos os atletas actividades desportivas de carácter recreativo/lúdico, de formação, ou de orientação desportiva, tendo em vista a aquisição de competências físicas, técnicas e tácticas.

Dois traços fundamentais salientam a importância e a identidade do Futebol: - o apelo à cooperação entre elementos da mesma equipa. Assim, dever-se-á desenvolver nos praticantes o espírito de colaboração e entreajuda, podendo o jogo constituir-se como um espaço privilegiado para que os praticantes exprimam a sua individualidade e simultaneamente aprendam a conjugar os interesses pessoais aos da equipa; - o apelo à inteligência, como capacidade de adaptação a novas situações, isto é, capacidade de elaborar respostas adequadas perante as situações aleatórias e diversificadas que ocorrem no jogo.

 

Objectivos Específicos:

  • Formação Social – relações humanas, vertente educativa;
  • Formação Desportiva – para além da parte técnica (garantir a aprendizagem e o aperfeiçoamento das técnicas básicas), saber estar, fair-play, respeito pelos outros, bons hábitos;
  • Formação Psicológica – noções de auto-estima, confiança, motivação (desenvolver o gosto e o hábito da pratica desportiva regular) ajuda na construção da personalidade;
  • Introdução a noções táctico-técnicas específicas;
  • Apreender a noção de equipa e trabalho de grupo (estimular a cooperação e as relações inter-pessoais);
  • Promover a competitividade, como forma de desenvolvimento (estimular a superação e espírito de sacrifício);
  • Promover a saúde física e psicológica dos participantes.