Esgrima

 

A esgrima é um desporto Olímpico, que se pratica com uma arma (Florete, Espada, ou Sabre), que não envolve riscos físicos para quem a pratica devido aos materiais e regras de segurança que engloba, no qual o esgrimista tem por objectivo “tocar” o seu adversário e evitar por ele ser “tocado”. Como actividade desportiva, a esgrima desenvolve no praticante capacidades físicas (coordenação motora; resistência, velocidade; etc.) e mentais (concentração; capacidade decisória; velocidade de raciocínio; estratégia; autoconfiança).

As regras de cortesia e o respeito pelos adversários, que formam parte do núcleo central dos princípios da esgrima, que Séneca expressou da seguinte forma: "combater é coisa completamente diferente de exercitar-se com a esgrima", acrescidas das demais características, fazem com que a esgrima seja entendida por muitos académicos como uma actividade que contribui para a melhoria das capacidades cognitivas, intelectuais e físicas dos jovens, assumindo-se como um excelente instrumento na sua formação como pessoas.

Uma das muitas definições da esgrima, curiosamente de um Português, é a seguinte: “a esgrima é xadrez jogado à velocidade da luz”.

Os esgrimistas do Colégio D. Diogo de Sousa participam em competições regionais, nacionais e internacionais. Se pretendes a emoção da competição, se gostas da “beleza” dos movimentos dos esgrimistas, se queres divertir-se num ambiente de amizade, vem praticar esgrima no Colégio D. Diogo de Sousa.